Lila Downs y el encanto de su canto

Lila Downs, Mulher encantadora, dona de uma voz extasiante, nasceu em 1968, num pequeno povoado, em Oaxaca, no México.
Sua mãe, uma mulher indígena mixteca de San Miguel El Grande, seu pai, um famoso cineasta norte-americano, com ascendência escocesa. Desde cedo, a voz de Lila se fazia notar: com oito anos já cantava rancheras e tocava guitarra, e aos catorze foi a Los Angeles para ter aulas de canto, as quais continuou em Oaxaca.
Lila cresceu no Estado mexicano de Oaxaca e passou a sua adolescência nos Estados Unidos, no Estado da Califórnia. Frequentou depois a Universidade de Minnesota onde completou os estudos em canto e antropologia.
Começou a sua carreira cantando nos clubes de Oaxaca e Filadélfia, acompanhada pelo músico Paul Cohen, um saxofonista dos Estados Unidos, dando início a uma colaboração entre ambos, da qual nasceriam canções que lentamente evoluiriam até fazerem parte das gravações subsequentes de Lila.

Contribuíu para a banda sonora do filme "Frida" com vários temas, entre os quais Burn it blue, que seria nomeado para o Óscar de Melhor Canção e que Lila interpretou na 75ª entrega dos Óscares. Esta participação no filme foi de grande importância pessoal para Lila, pois ela tem uma grande admiração pela artista Frida Kahlo, com a qual se identifica.
Actualmente, interpreta composições de sua autoria, bem como outras com origens no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua.
Mais recentemente, participou no filme "Fados", de Carlos Saura, cantando Foi na travessa da palha.


Discografia:
• La Sandunga (1997)
• Yutu Tata / Árbol de la Vida (2000)
• La Línea / Border (2002)
• Frida (2002)
• Una Sangre (2004)
• La Cantina - Entre Copa y Copa (2006)
• Shake Away (2008)


Aqui podemos ouvir o famoso tema La llorona, fantasticamente interpretado por Lila:


Lila Downs com Caetano Veloso, na cerimónia dos Óscares:


Cantando uma ranchera, Paloma Negra:


Do seu mais recente trabalho, o tema Ojo de Culebra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário