Irina ou a Paixão de um Povo

Irina é uma daquelas Mulheres raras que fascinam à primeira vista, aliando uma esfusiante beleza e um forte carisma a um talento maravilhoso!


Irina Loghin nasceu a 19 de Fevereiro de 1939, numa feérica aldeia romena chamada Gura Vitioarei, na província de Prahova, no Sul da Roménia. Filha de Efrim e Elena, e tendo cinco irmãos, Irina, apesar das origens humildes, cedo e irremediavelmente se destacou com a sua voz e singularidade interpretativa, primeiro no seu pequeno ambiente natal, depois em Bucareste, onde estudou, e, por fim, a nível nacional, sendo rapidamente elevada ao patamar de Rainha da Música Folclórica Romena.


Na verdade, da sua estreia como cantora, em 1963 - após ter ganho, em 1962, o exigente concurso para integrar a famosa e prestigiada Orquestra "Ciocîrlia" de Bucareste - à consagração do mito "Irina Loghin" foi um passo.

... O que facilmente se entende, escutando-a e vendo-a!
Eis algumas relíquias do arquivo da Televisão Romena (TVR):


Após a vertiginosa ascensão nos anos 60 e 70, Irina Loghin foi interdita pela ditadura comunista de Nicolae Ceausescu durante os negros anos 80, situação que teve fim com a Revolução de 1989.
Hoje, absolutamente consagrada como a maior cantora romena e a maior representante da música popular e da alma romenas no mundo, Irina, que recentemente completou 70 anos de idade, continua a inebriar com a sua beleza, voz e interpretação extraordinárias:


Irina Loghin já recebeu todos os Prémios, incluindo o grau de Grande Oficial da Ordem "Mérito Cultural", atribuído pelo Estado Romeno, sendo considerada uma das maiores e mais amadas figuras de sempre da cultura e da arte romenas e, sem qualquer dúvida, uma das maiores cantoras do mundo.


Mais sobre Irina Loghin, em breve, neste blog!

Biografia de Irina Loghin - Pagina da Wikipédia em Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário